Pesquise Suas Duvidas Aqui.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governo faz convênio com Sistema Fiep para profissionalizar detentos

O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (19) termo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a profissionalização da população carcerária do Paraná. O acordo prevê ações integradas entre o governo e a iniciativa privada, no sentido de oferecer cursos de qualificação de mão de obra.

A intenção é fornecer mão de obra qualificada para a indústria e contribuir para a reinserção social dos presos, com a implantação de cursos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade e ciência e tecnologia. A oficialização da parceria ocorreu durante a solenidade de sanção da lei que instituiu a Defensoria Pública no Paraná, realizada no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Queremos oferecer aos detentos do Paraná a oportunidade de ter um ofício, ocupar melhor o tempo e produzir para a sociedade”, disse o governador. Outro ponto destacado pelo governador é que os detentos poderão ter uma poupança de recursos que irá facilitar a reinserção na sociedade. Segundo o governador, outras parcerias semelhantes estão sendo feitas em municípios do interior, como em Maringá, onde presos em regime semi-aberto irão construir casas populares.

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, afirma que o Senai e Sesi aplicarão a metodologia de ensino para a capacitação tecnológica. “Temos um importante convênio e um grande desafio. Tenho certeza que esse projeto irá melhorar a vida dos presos e fazer com que tenham uma ocupação. Essa profissionalização vai trazer benefícios para o sistema penitenciário como um todo”, disse o presidente.

A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, explica que uma das grandes dificuldades do sistema penitenciário é a baixa escolarização e profissionalização dos presos. “Qualificar os presos do Paraná é uma meta da secretaria. Nos primeiro meses já fizemos algumas parcerias para qualificar os detentos, com cursos de pedreiros, marceneiros, entre outros”, disse.

O programa envolve as seguintes secretarias de Estado: Justiça e da Cidadania; Educação; Planejamento e Coordenação Geral; Trabalho; Emprego e Promoção Social; Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Infraestrutura e Logística, além do Instituto Ambiental do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário